
A Revolução Patrimonial: Bens públicos e terceira independência africana
Sessenta anos ap s as independ ncias pol ticas, a frica continua prisioneira de uma contradi o fundamental. Rica em recursos naturais, humanos e culturais, continua empobrecida pela preda o dos seus pr prios bens p blicos. A corrup o, que se tornou end mica e sist mica, j n o apenas uma infra o moral ou uma falha individual: constitui agora uma patologia estrutural da rela o com o bem comum, que dissolve o v nculo social, bloqueia o progresso e fragiliza a soberania dos Estados.
Este livro prop e uma resposta audaciosa: a Revolu o Patrimonial. Uma abordagem disruptiva que marca uma ruptura metodol gica e filos fica importante. Em vez de moralizar os indiv duos sem nunca garantir a seguran a das estruturas, a Revolu o Patrimonial parte de uma ideia simples mas radical: um bem adquirido ilegitimamente n o deve circular, nem prosperar, nem proporcionar vantagens ao seu detentor. O que ileg timo deve tornar-se inoperante.
A Revolu o Patrimonial apela refunda o da soberania p blica. Ela torna o patrim nio coletivo n o mais um simples objeto de administra o, mas um princ pio ativo de estabilidade e justi a. O instrumento desta transforma o o Escudo Patrimonial: um dispositivo constitucional que torna os fluxos patrimoniais rastre veis, opon veis e transparentes por meio da lei fundamental, criando assim um verdadeiro mecanismo de prote o, antecipa o e neutraliza o da corrup o.
Mas a Revolu o Patrimonial n o apenas um quadro t cnico ou jur dico. Ela implica tamb m uma renova o do v nculo c vico e prop e um novo humanismo baseado na responsabilidade partilhada: preservar o bem comum n o um fim em si mesmo, mas um meio de garantir as condi es para o progresso, a equidade e a dignidade coletiva.
Este caminho conduz ao horizonte da Terceira Independ ncia Africana - a da soberania verdadeiramente recuperada. Ap s a independ ncia pol tica e a tentativa de emancipa o econ mica, frica deve agora conquistar a soberania patrimonial: a capacidade de controlar, proteger e valorizar o bem comum, conjunto de recursos materiais, institucionais e simb licos que fundamentam a continuidade hist rica e o futuro coletivo dos povos africanos.
Porque sem essa soberania patrimonial, as constitui es s o apenas textos, os Estados s o apenas fachadas e as independ ncias s o apenas cerim nias sem subst ncia. A Revolu o Patrimonial oferece finalmente frica um caminho para libertar-se da fatalidade dos seus paradoxos.
- Alaotsikko
- Bens públicos e terceira independência africana
- Kirjailija
- Armand Salouo
- ISBN
- 9789956185085
- Kieli
- portugali
- Paino
- 295 grammaa
- Julkaisupäivä
- 9.3.2026
- Kustantaja
- Cameroon Mountain Publishing
- Sivumäärä
- 158